JOTA

O que é o JOTA?

Jamboree no Ar – Jamboree-on-the-Air ( JOTA ) é um evento anual em que Escoteiros e Bandeirantes de todo o mundo falam uns com os outros, através de estações de radioamador. Experiências Escoteiras são trocadas e idéias são partilhadas pelas ondas de rádio.

Quando os Escoteiros pensam em conhecer jovens de outros países, eles logo pensam em um Jamboree Mundial ou outro grande encontro internacional, mas poucas pessoas percebem que, a cada ano, cerca de meio milhão de Escoteiros e Bandeirantes se reúnem, via ondas de rádio, durante o JOTA. As modernas tecnologias da rádio-comunicação oferecem aos Escoteiros uma excelente oportunidade para fazer amigos em outros países , mesmo sem sair de casa …

Desde 1958, quando o primeiro JOTA foi realizado , milhares de Escoteiros e Bandeirantes já se “encontraram” através deste evento . Não só é divertido para conversar com Escoteiros de outras partes do mundo, mas também  dá a oportunidade para saber mais sobre outros países e sobre o Escotismo nesses lugares.

Muitos contatos realizados durante o JOTA resultaram em trocas de correspondência e contatos entre Grupos Escoteiros, que se prolongaram por muitos anos.

Sem restrições de idade ou número de participantes, com pouco ou nenhum custo, o JOTA permite aos Escoteiros e Bandeirantes estabelecerem contatos entre si, por meio das estações de radioamador. Essas estações de rádio são utilizadas por Operadores de Radioamador licenciados. Muitos Escoteiros e Chefes são licenciados e têm suas próprias estações, mas a maioria participa do JOTA através de estações operadas por Clubes de Rádio locais e radioamadores colaboradores individuais. Hoje em dia, alguns Radioamadores utilizam comunicações digitais por computadores e até televisão.